Notícias do Congresso

SBC On Line

 

Domingo

Novas técnicas em ecocardiografia

 

Para que servem ?

 

A ecocardiografia é um método diagnóstico não invasivo, de origem relativamente recente, mas que tem passado por uma série de inovações e complementações técnicas que traduzem uma constante evolução. As mais recentes tecnologias foram abordadas com muito sucesso por parte dos palestrantes, tendo em vista que tais tecnologias ainda não atingiu todos os centros de ecocardiografia e outras acompanham apenas os aparelhos mais modernos. A seguir serão comentadas as principais inovações.

Ecocardiografia de contraste

Baseada na utilização de contraste ultra-sônico, que nada mais são do que microbolhas, com o diâmetro semelhante ao das hemáceas, que determinam uma melhor defição das cavidades e paredes miocárdicas, e quando associado a segunda harmônica permite uma real avaliação e quantificação da perfusão miocárdica.

As diferentes características acústicas das microbolhas estão na dependência do seu tamanho, composição de sua membrana e do tipo de gás no seu interior, o qual pode ser ar ou um fluorocarbono, sendo que este último determina uma melhor estabilização da bolha. Entre os agentes de contraste, estão a solução fisiológica (salina aerada) ou glicose 5%, agitadas manualmente, de grande utilidade na pratica clínica para avaliação de câmaras direitas, como na investigação de insuficiência tricuspide, visando a estimativa da pressão sistólica pulmonar e pesquisa de shunts em nível atrial (CIA, forâmen oval patente) ou intrapulmonar. Esta preparação não permite a opacificação de cavidades esquerdas devido a grande instabilidade destas microbolhas.

Os agentes de contraste são classificados como de primeira ou segunda geração, levando em consideração a composição do ar no interior da microbolha. Entre os agentes de primeira geração temos o Albunex, constituído de microbolhas de ar revestidas de com albumina, o Levovist, composto em 99% de galactose e 0,1% de acído palmítico. O PESDA(Perfluorocarbon Exposed Sonificated Dextrose Albumin)corresponde a agente de segunda geração e, é composto por albumina humana, soro glicosado 5% e o gás decafluorobutano. Entre os principais usos desses contrastes pode-se ressaltar: opacificação do ventrículo esquerdo com melhor definição do endocárdio, estenose aórtica, na insuficiência mitral, no estudo de perfusão miocárdica, permitindo avaliar contratilidade segmentar.

A intensificação de contraste miocárdico, em tempo real, pode ser obtida com novos transdutores ( por exemplo o transdutor S3) e Power Modulation que permitem a visualização de agentes de contraste por todo o miocardio.usando a frequência fundamental (1,7MHz) para detectar agentes de contraste, uma vez que os sinais que retornam são maiores do que seriam usando a freqüência de harmônica. Os ecos recebidos pelos pulsos transmitidos com a metade da amplitude são duplicados e subtraídos do sinal total, removendo-se assim o sinal do tecido.O sistema então mostra o sinal restante, que é puro agente de contraste.

 

 

Imagem harmônica

Essa técnica baseia-se no aproveitamento de frequências na faixa harmônica que, gradualmente, irão se formando com a passagem do ultra-som pelo coração, pelas suas diferentes interfaces. O equipamento com esta inovação utiliza seletivamente informações com freqüência harmônica, reduzindo os artefatos, e é especialmente útil em indivíduos obesos, portadores de DBPOC ou no pós-operatório de cirurgia cardíaca recente.

 

Dopper tissular

Esta técnica utiliza os princípios do doppler aplicados ao miocárdio, em vez de ao fluxo sangüíneo, permitindo a medida da velocidade de contração miocárdica. Essa medida de velocidade pode ser realizada em qualquer segmento ou poção deste (subendocárdio, epicárdio) e consta simplesmente da análise de três ondas, uma sistólica anterógrada Sm (positiva) e outras duas diastólicas negativas Em e Am, que correspondem aproximadamente, em localização temporal as ondas E e A do fluxo mitral. Sua aplicação clínica inclui diferenciação de padrão normal x pseudonormal de disfunção diastólica, avaliação da contração miocárdica, diagnóstico diferencial de constrição x restrição, detecção de rejeição aguda em transplante cardíaco e na diferenciação entre hipertrofia do atleta e miocardiopatia hipertrófica.

 

Ecocardiografia tridimensional

Embora ainda não difundida na pratica clínica, é considerada padrão ouro, juntamente com a ressonância magnética, na avaliação quantitativa e qualitativa da função sistólica global e segmentar do ventrículo esquerdo. As principais indicações para sua realização são a avaliação de volumes, massa e função ventricular tanto de VD como VE; valvulopatias, cardiopatias congênitas, massas intracardíacas e diagnóstico de cardiopatia isquêmica. Pode ser realizada tanto em adultos como em crianças utilizando janela transtorácica ou transesofágica.

 

 

A ecocardiogafia encontra-se em constante aperfeiçoamento, andando juntamente com a evolução tecnológica do mundo. Entre estas novas técnicas já citadas pode-se também incluir a quantificação acústica de bordos, a ecocardiografia digital e outras que não demorarão a despontar em nosso meio alimentando esta constante renovação.

 

Bibliografia

-Hatem D. M., Haertel J.C. ; Visão Futura da Ecocardiografia. Rev. Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, ano III, 1999; 3: 78-83.

-Hundley W.G., Kizilbash A.M., Afridi I.; Administration of an Intravenous Perfluorocarbon Contrast Agent Improves Ecocardiographic Determination of Left Ventricular Volumes and Ejection Fraction: Comparison With Cine Magnetic Resonance Imaging. J. Am Coll Cardiol 1998; 32:1426-32

- De Castro S., Yao J. Pandian N.G. Three-dimensional Echocadiographi: Clinical Relevance and Aplication. Am J Cardiol, 1998; 81(12A): 96G-102G