Busca

Busca Avançada
LVI Congresso da SBC

 

 

LVI Congresso Brasileiro de Cardiologia

Mensagem dos Presidentes

Goiânia


Prezado(a) Colega:

Nesta segunda circular, a Comissão Organizadora do LVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem a satisfação de apresentar-lhe o programa científico preliminar, elaborado de maneira minuciosa, seguindo as normas estabelecidas pela atual diretoria para a realização dos Congressos da SBC, no que se refere a temário, grade, palestrantes e temas livres, e que se encontram disponíveis em seu site, na Internet (www.cardiol.br), na seção de Educação Continuada - Congressos Brasileiros.

Vale ressaltar que 70 a 80% da programação científica foi preenchida a partir de sugestões advindas dos Departamentos, Comitês e Sociedades Regionais, com os 20 a 30% restantes ficando a cargo da Comissão Executiva da Programação Científica (CEPC). Procuramos elaborar um programa harmonioso, reunindo não apenas assuntos básicos e temas de interesse prático, mas, principalmente, os numerosos progressos relacionados à nossa especialidade nos últimos anos.

Cerca de 16 convidados estrangeiros da mais alta expressão já têm suas presenças confirmadas e contribuirão para o enriquecimento desse que, sem dúvida, representa um dos maiores eventos da cardiologia mundial. Outras cinco centenas de convidados nacionais, escolhidos a partir de normas específicas de proporcionalidade por Estado, cujas qualificações são de reconhecimento consensual da Comissão Científica, estão sendo contatados e terão seus nomes divulgados na próxima circular.

À semelhança do que ocorreu no último Congresso (Rio de Janeiro), algumas modificações estruturais merecem citação especial. A mais importante delas é que o Congresso se inicia, "a pleno vapor", já no domingo, 30 de setembro, contando com as sessões de atualização curricular, como eu faço, controvérsias em cardiologia, conferências, temas livres, simpósios satélites e mesas-redondas. Além disso, neste ano, com o objetivo de distribuir melhor o aporte de congressistas a Goiânia e evitar eventual tumulto no domingo de manhã, a Secretaria Executiva do Congresso Fisioterapia) também iniciarão suas atividades no sábado.

Ressaltamos ainda que a partir deste ano, graças ao esforço e dedicação do Departamento de Informática da SBC, os temas livres estão sendo enviados via Internet, a exemplo do que ocorre com os grandes congressos internacionais. Das centenas de trabalhos recebidos, 352 serão selecionados, todos eles para apresentação oral. Os 20 trabalhos que obtiverem as maiores notas estarão automaticamente concorrendo a um dos três prêmios de melhores trabalhos, após julgamento por Comissão criada especialmente para esse fim. Essas e várias outras informações referentes ao LVI Congresso da SBC encontram-se disponíveis no site da SBC, que criou um conjunto exclusivo de páginas destinadas a manter os congressistas constantemente atualizados.

Quanto à programação social, será variada e atraente, incluindo show musical logo após a sessão solene de abertura, no domingo.

Finalmente, em nome dos goianos, povo receptivo e hospitaleiro, e de Goiânia, cidade com invejável qualidade de vida e ecologia adequada, devido às suas imensas áreas verdes, convidamos toda a comunidade cardiológica e de áreas afins a participar desse LVI Congresso da SBC, que esperamos seja um marco de aprendizagem, troca de conhecimentos e congraçamento neste novo milênio.

Goiânia, o coração do Brasil, espera por você de braços abertos!

 

Anis Rassi
Presidente do LVI Congresso da SBC


Gilson Soares Feitosa
Presidente da SBC


José Carlos Nicolau
Diretor Científico da SBC

>>Voltar