Programa de Auto-Avaliação em Cardiologia Clínica de Adultos
Últimas notícias do grupo de discussões coordenado pelo Dr. Aloyzio Achutti
Exposição de livros de consagrados autores sócios da SBC
Confira as últimas 24 horas científicas do mundo
Saiba como obter bolsas de apoio para pesquisa em Cardiologia da SBC
Tabelas para calcular Pressão Média, Colesterol, ECG, Ecocardiograma, dieta e IMC
Calendário oficial de atividades científicas da SBC
Apresentação de casos clínicos
Assista a conferências sem sair de casa
Informações sobre os últimos Congressos Brasileiros de Cardiologia
Estudo epidemiológico sobre a prevalência de fatores de risco na população
Cursos ACLS, PALS e BLS
Seção de Eletrocardiograma
Credenciamento de Instituições para reconhecimento de Cursos de Especialização / Estágios em Cardiologia
Divulgação de livros da Biblioteca Virtual
Troque idéias e discuta temas polêmicos com outros cardiologistas.
Programa de Atualização em Cardiologia - PAC
Assista a palestras, congressos e cursos virtuais
Programa de Educação Continuada da SBC
Faça sua busca nas mais renomadas publicações do mundo
Projeto de Prevenção
Programa de Atualização em Cardiologia
Título de Especialista em Cardiologia da SBC
Informações médicas do Brasil e do exterior
Voltar para home do Científico
Software oferecido pela SBC a todos os seus sócios
Divulgação de Material Didático
Agenda de eventos
 
 
 

Congressos

Normatização dos Congressos da Sociedade Brasileira de Cardiologia 
 

Grade do Congresso:

  • Até o Congresso de 1999 em Recife existiam os chamados "Cursos Pré-Congresso", que eram realizados no domingo. A partir de 2000, estes cursos deixaram de existir, tendo sido substituídos por atividades denominadas "Atualizações Curriculares", que se desenvolvem todos os dias do Congresso (de domingo a 4a feira) sempre pela manhã, entre 8:00 e 10:00 h. Com isso, as atividades do Congresso passaram a ser uniformes durante todos os dias, contemplando a programação científica as seguintes outras atividades: a) Sessões de "Como eu faço" e "Controvérsias", realizadas todos os dias entre 8:00 e 8:50 h.; b) Sessões de "Conferências", realizadas todos os dias entre 9:00 e 10:00 h.; c) Sessões de "Temas-livres", que permanecem entre 10:30 e 12:20 h., agora também no domingo. Por conta do aumento no número de salas disponíveis, principalmente com a utilização do domingo, optamos por apresentação somente oral no Congresso do Rio, decisão esta que poderá ou não ser mantida em Congressos futuros; d) Sessões de "Mesas Redondas", realizadas entre 14:30 e 16:20 h. Note que aqui estão incorporadas sessões como "Atualização", "Diretriz", etc., todas com formato de mesas-redondas; e) No final da tarde, entre 17:00 e 18:30 h., ocorrem as sessões de "Colóquios", ponto alto do Congresso no entender de muitos, pois estas atividades são totalmente interativas, sem apresentação de diapositivos, fazendo com que a platéia debata com os painelistas, no sentido de discutirem em profundidade os temas apresentados durante as sessões antecedentes.
  • Note que no domingo não há colóquios, face à necessidade de as atividades científicas terminarem mais cedo (16:30 h.), afim de haver tempo hábil para as pessoas se prepararem para a Abertura do Congresso.
  • Na 4a feira, por sua vez, há um "afunilamento" no final da tarde, pois muitos congressistas se retiram neste período. Existe uma sugestão no sentido de que este "afunilamento" ocorra já logo após o almoço, a partir das mesas redondas. Lembramos que as sessões de Colóquios, ao final da tarde, no RJ, estavam com platéias acima do esperado para o horário.
  • Durante o desenvolvimento das atividades anteriormente descritas, é absolutamente proibido qualquer outra atividade científica nas dependências do centro de convenções.
  • Apesar da grade permanecer constante, o horário de início/término poderá ser alterado por conta de condições locais.
     

Dos convidados (palestrantes)

  • A partir da grade acima descrita, 70% a 80% das atividades devem ser preenchidas a partir de sugestões advindas dos Departamentos, Comitês e Regionais, através dos seus Presidentes, membros da Comissão Científica Permanente. Os 20-30% restantes devem ser preenchidos pela Comissão Executiva da Programação Científica (CEPC), e pela própria Diretoria, que deve encaminhar eventuais sugestões via CEPC. Este espaço deve priorizar atividades não preenchidas pelas sugestões dos Departamentos e Comitês.
  • O espaço de cada Departamento e Comitê dentro da Programação Científica deve ser proporcional ao número de sócios de cada um, e também ao número de temas-livres enviados pelos seus sócios ao Congresso da SBC nos últimos três anos.
  • A proporção de sócios de cada Regional a participar como palestrante na Programação Científica, deve levar em conta o número global de sócios da Regional, o número de temas-livres que esta Regional enviou ao Congresso nos últimos 3 anos, e o número de médicos com Título de Especialista naquela Regional.
  • Nenhum palestrante deve ter mais de duas participações no Congresso, não se considerando participação, para tal finalidade, Presidência de Conferência, Coordenação de mesas de temas-livres, e participações em Simpósios Satélites.
  • Se cardiologista, o palestrante deverá necessariamente ser sócio quite da SBC, com exceção dos convidados estrangeiros.
  • Os palestrantes que faltarem ao Congresso sem justificativa não deverão ser convidados a participar do mesmo por 3 anos consecutivos.
  • O total de palestrantes estrangeiros patrocinados pelo Congresso não deverá ultrapassar 16, sendo um indicado por cada Departamento, e os restantes pela CEPC. Estes palestrantes deverão ter, pelo menos, duas participações no Congresso. Convidados sul-americanos não são considerados estrangeiros para a finalidade anteriormente descrita, já que seus custos são similares aos dos nacionais. Convidados estrangeiros já com patrocínio poderão ser incorporados à programação científica do Congresso, desde que apresentem currículos compatíveis.
  • Número de participantes por atividades: atualização curricular 3 + 1 coordenador; como eu faço e controvérsias 2 + 1 coordenador; conferência 1 + 1 presidente; temas livres 2 coordenadores; mesa redonda 4 + 1 coordenador; colóquio 4 + 1 coordenador.
     

Dos temas-livres

  • A Comissão Nacional Julgadora de Temas-Livres terá um número variável, de acordo com o número de trabalhos recebido em cada tópico. Este número será calculado de modo a que cada julgador receba 20 resumos para opinar, de maneira cega (sem identificação).
  • Todos os membros da Comissão Jugadora deverão estar inclusos em outra(s) atividade(s) científica do congresso.
  • O julgador não deve ser autor ou co-autor de trabalhos por êle julgados.
  • O julgador que não encaminhar a grade de julgamento dentro do prazo determinado, e não justificar tal ato, deverá ficar 3 anos consecutivos sem ser convidado a participar do Congresso da SBC.
  • Cada tema-livre receberá notas em quatro quesitos, como já tradicional, e será julgado por 4 componentes da Comissão. Assim sendo, a avaliação final de cada trabalho resultará da média de 16 notas, tornando a chance de erro muito remota.
  • Afim de aumentar ainda mais a margem de segurança, se algum tema-livre receber notas disparatadas, entendendo-se aqui uma diferença >7 nas notas de diferentes julgadores, êle deverá ser avaliado em separado pela CEPC.
  • Os trabalhos selecionados para apresentação no Congresso serão aqueles que obtiverem as maiores médias em cada um dos tópicos. A proporção de cada tópico levará em conta o número de trabalhos avaliado em cada um deles, naquele Congresso em particular.
  • O 1o autor de tema-livre aprovado que não comparecer para apresentá-lo, não enviar representante ou não justificar a ausência, não poderá ser 1o autor em temas-livres durante 3 anos consecutivos.
  • Os 20 trabalhos que obtiverem as maiores notas estarão automaticamente concorrendo a um dos três prêmios de melhores trabalhos do Congresso, após julgamento por Comissão criada especialmente para esta finalidade.
  • A Comissão acima referida será formada por cardiologistas de renome, dentre os incluídos na programação científica do Congresso, não havendo portanto custos adicionais com os mesmos. Cabe à CEPC a indicação do Coordenador da Comissão, o qual deverá indicar os outros integrantes, que deverão ser aprovados pela CEPC.
  • O primeiro colocado receberá o diploma correspondente, onde constará, entre outros dizeres, "Prêmio Dante Pazzanese". Os dois outros classificados receberão, respectivamente, diplomas de 2o e 3o colocados. Dependendo da disponibilidade do Congresso, poderá ou não haver premiação adicional em espécie ou correspondente (viagem para congresso no exterior, p.ex.).
  • Em hipótese alguma será permitida qualquer alteração em trabalho enviado à Central de Eventos (autores, texto, etc).
  • Tempo para cada tema livre: 10 minutos para apresentação e 3 minutos para discussão.
     

Dos Simpósios Satélites

  • Os cardiologistas participantes dos Simpósios Satélites deverão ser sócios quites da SBC
  • Os palestrantes e coordenadores não poderão participar de dois (ou mais) Simpósios Satélites simultaneamente.
  • O patrocinador deverá enviar à Central de Eventos o programa do Simpósio Satélite até 15 dias antes do envio da 2a circular para a gráfica.
  • Não pode haver Simpósios Satélites concomitantes com a programação científica oficial do Congresso.
     

Considerações finais

  • O Programa final do Congresso deverá estar pronto até, no máximo, 60 dias antes do início do mesmo.
  • A parte de infra-estrutura, como secretaria executiva, agência de viagens oficial, equipamentos, tradução simultânea, transporte, etc, deve ser aprovada não só pela Comissão Executiva, mas também pela CEPC e pela Diretoria.

Face ao caráter extremamente dinâmico da Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, e do Congresso da SBC em especial, estas normas deverão sofrer atualizações e aprimoramentos sempre que necessário for ou, pelo menos, a cada cinco anos.

 

Última atualização: 14/9/2025