Congressos

Parte I - Normas Científicas Operacionais

Clique e envie seu Caso Clínico

Estaremos abordando nesse item a parte operacional dos serviços a serem contratados para a Programação Científica, assim como os direitos dos convidados palestrantes nacionais e internacionais, e dos fóruns da área de biociências que se realizam durante os Congressos Brasileiros da SBC.

a) HORÁRIO DA PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

Tendo em vista o grande volume de congressistas que participam dos Congressos Anuais da SBC, as atividades científicas deverão obedecer preferencialmente os horários abaixo descritos. Isto visa facilitar os procedimentos operacionais, principalmente relativos às inscrições no local, entrega do material dos participantes, e os serviços de transporte.

 

INÍCIO DAS ATIVIDADES

ALMOÇO

FIM DAS ATIVIDADES

Opção 1: 08:00 h

Opção 2: 08:30 h

Opção 3: 09:00 h

12:30 às 14:30 h

13:00 às 15:00 h

13:30 às 15:30 h

18:30 h

19:00 h

19:30 h

 

b) CONVIDADOS PALESTRANTES

A quantidade de palestrantes internacionais e nacionais (distribuídos por estado) deverá obedecer os critérios da Comissão Científica Permanente da SBC (CCP).

 

i) ESTRANGEIROS

  • 01 passagem aérea, classe executiva, cidade origem / cidade do congresso / cidade origem.
  • Até 03 diárias em hotel designado pela Comissão Organizadora. Somente em casos excepcionais este número de diárias poderá ser aumentado, sendo que deverá ter a aprovação da Comissão Organizadora.
  • Full credit no hotel que estiver hospedado, durante o período do Congresso.

ii) NACIONAIS

  • 01 passagem aérea, classe econômica, cidade origem / cidade do congresso / cidade origem.
  • Até 03 diárias em hotel designado pela Comissão Organizadora. Somente em casos excepcionais este número de diárias poderá ser aumentado, sendo que deverá ter a aprovação da Comissão Organizadora.

Vale ressaltar que todos os palestrantes nacionais deverão estar devidamente inscritos no Congresso, pagando as taxas correspondentes. A exceção será feita somente para os palestrantes de outras especialidades, que estejam indo ao Congresso apenas para ministrar suas palestras.

c) FÓRUNS DE ESPECIALIDADES NÃO-MÉDICAS

A definição dos fóruns, bem como as respectivas especialidades que participarão das atividades científicas do Congresso será de responsabilidade da CEPC, sempre levando em consideração a quantidade de salas disponíveis no Centro de Convenções para a Programação Científica.

Vale ressaltar que o número máximo permitido de fóruns é de 04 (quatro).

A responsabilidade pelo gerenciamento da organização desses fóruns ficará a cargo do Presidente do Congresso, que poderá designar um membro da Comissão de Infra-Estrutura para coordenar as suas atividades. Cada fórum de especialidade terá os seguintes direitos:

  • 02 passagens aéreas nacionais, classe econômica, para serem utilizadas por seus palestrantes convidados.
  • 02 hospedagens, de até 03 diárias / cada, em hotel designado pela Comissão Organizadora para serem utilizadas por seus palestrantes convidados.
  • Somente para os fóruns que se realizarem no próprio Centro de Convenções do Congresso, será disponibilizada sala/auditório com:
  • Sistema de sonorização
  • Equipamentos de áudio e vídeo, no mesmo padrão das demais salas.
  • Decoração da sala, no mesmo padrão das demais salas.

As receitas com as inscrições dos participantes dos fóruns serão gerenciadas pelo Congresso Brasileiro e servirão para pagar os custos descritos acima. Vale ressaltar que os palestrantes dos fóruns deverão estar devidamente inscritos no Congresso, pagando as respectivas taxas.

d) CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA A PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

A contratação dos prestadores de serviços ficará sob a responsabilidade da SBC, sempre de acordo com às necessidades da Programação Científica e do Planejamento Financeiro do Congresso.

A Comissão Executiva do Congresso prestará toda a assessoria necessária à SBC para a definição das necessidades destes serviços.

 

EQUIPAMENTOS DE AUDIO-VÍDEO E DE MULTIMÍDEA-DESK
Como padrão de equipamentos nos Congressos Brasileiros da SBC, todas as salas estarão sendo equipadas com:

Data-show com vídeo / computador

Projeção simples de slide.

As solicitações de projeção dupla e de retroprojetor serão analisadas caso a caso pela CEPC, sempre levando em consideração a relação custo x benefício para o Congresso.

 

TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
Os Congressos Brasileiros da SBC terão tradução simultânea "inglês -> português", nas salas em que estiverem ocorrendo atividades científicas com palestrantes internacionais. Qualquer outro tipo de tradução deverá ser autorizada pela CEPC e pela Comissão Organizadora do Congresso.

Em função dos altos custos envolvidos, a CEPC deverá desenvolver a Programação Científica do Congresso, com vistas a não necessitar de intérpretes em mais de 60% (sessenta por cento) do total de salas simultaneamente.

a) SALAS / AUDITÓRIOS

Tendo em vista alguns Centros de Convenções existentes no Brasil não atenderem de forma plena as necessidades de infra-estrutura da Programação Científica, apresentamos abaixo a configuração básica das salas / auditórios para a realização dos Congressos Anuais da SBC.

Esta configuração básica deve ser levada em consideração, se for necessário a construção de novos auditórios / salas para atender o Congresso.

  • 01 auditório de 900 a 1.200 lugares
  • 05 auditórios / salas de 350 a 600 lugares
  • 06 auditórios / salas de 150 a 300 lugares
  • 02 auditórios / salas de 100 a 150 lugares (atendimento as atividades dos fóruns)

Vale ressaltar que o total de lugares disponíveis para as atividades científicas não poderá ser inferior a 50% do número de sócios da SBC.

>> Voltar