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Congressos
Parte II - Normas Operacionais e Financeiras
A responsabilidade por todo o gerenciamento operacional e
financeiro do Congresso, incluindo toda a comercialização, ficará a cargo da
SBC, sob a supervisão da Comissão Organizadora.
Para tanto, alguns passos devem ser tomados após a
definição, pelo Conselho Deliberativo e Assembléia Geral Ordinária da SBC,
de qual cidade sediará o Congresso e o seu respectivo Presidente.
1º passo: A SBC, juntamente com o Presidente
eleito do Congresso, definirá o período de realização do evento,
sendo preferencialmente os meses de setembro e outubro (conforme o
Estatuto da SBC). |
2º passo: Avaliar as condições
operacionais dos diversos Centros de Convenções disponíveis na
cidade. Após esta avaliação, procurar fazer a reserva de locação
para o período acima definido. |
3º passo: Definir os seguintes prestadores
de serviços, uma vez que são indispensáveis para o início dos
trabalhos:
Empresa Montadora
Agência de Turismo , com a definição dos hotéis head-quarters |
4º passo: Elaborar o "Book de
Comercialização" a ser apresentado para as empresas participantes
do Congresso. Este book deverá conter:
Planta de Exposição
Horário e capacidade das salas para os Simpósios Satélites
Itens de Patrocínio
Respectivos preços e condições de pagamento
Ranking das empresas na SBC |
5º passo: Agendar a reunião anual com as
empresas para a venda do Congresso. Nesta reunião deverão estar
presentes:
Presidente do Congresso
Diretor Científico
Gerente Geral da SBC, com sua área comercial |
6º passo: Elaborar o Planejamento Financeiro
do Congresso, com a respectiva previsão de lucro. |
7º passo: Coordenar os trabalhos de venda e
de contratação dos serviços necessários ao andamento dos trabalhos.
Fazer acompanhamento do orçado x real, realizando os ajustes
necessários para a maximização do resultado financeiro final. |
PREPARAÇÃO DO "BOOK DE COMERCIALIZAÇÃO"
Na preparação deste material, que será distribuído para
todas as possíveis empresas participantes do Congresso, estará sendo
apresentado:
- Planta de Exposição, com a indicação do posicionamento de todos
os estandes e seu tamanho.
- Horários e salas disponíveis para realização dos Simpósios
Satélites das empresas patrocinadoras.
- Possíveis Itens de Patrocínio para o Congresso.
- Ranking da SBC atualizado.
- Definição dos preços para comercialização relativos a cada um dos
itens acima descritos.
A distribuição deste "Book de Comercialização"
e a respectiva reunião anual, junto as empresas participantes, para a venda do
Congresso deverão ocorrer preferencialmente:
- Distribuição: até SETEMBRO do ano anterior ao
evento
- Reunião Anual: até OUTUBRO do ano anterior ao evento
PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO DO CONGRESSO
Deverá ser preparado até Dezembro, o Planejamento
Financeiro do Congresso, que será aprovado pela Comissão Organizadora e pela
Diretoria da SBC.
Todo o monitoramento financeiro do Congresso será de
responsabilidade da SBC (Gerente Geral) que deverá preparar relatórios de
acompanhamento periódicos para que a Comissão Organizadora e a Diretoria da
SBC possam acompanhar o andamento dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos.
Este relatório de acompanhamento deverá conter além de
informações financeiras, dados qualitativos e quantitativos referentes aos
trabalhos operacionais e científicos do Congresso.
INSCRIÇÕES NO EVENTO
Visando otimizar os controles sobre as inscrições
antecipadas no Congresso Brasileiro, apresentamos abaixo o calendário para as
pré-inscrições:
VENCIMENTO |
PERÍODO |
1º vencimento |
No mínimo 180 dias antes do início do Congresso |
2º vencimento |
No mínimo 120 dias antes do início do Congresso |
3º vencimento |
No mínimo 60 dias antes do início do Congresso |
Os valores de inscrição serão definidos pela Comissão
Organizadora, tendo as seguintes categorias:
CATEGORIA |
DESCRIÇÃO |
Sócio Remido |
Isento do pagamento de inscrição |
Sócio Aspirante/Efetivo quite com a anuidade do ano |
Isento do pagamento de inscrição |
Sócio Colaborador quite com a anuidade do ano |
Isento do pagamento de inscrição |
Sócio Aspirante/Efetivo/Colaborador quite com a
anuidade do ano anterior |
50% do valor da inscrição integral |
Sócio Aspirante/Efetivo/Colaborador não quite |
Pagamento de inscrição integral |
Não Sócio |
Pagamento de inscrição integral |
Acadêmicos e Residentes |
50% do valor da inscrição integral |
Acompanhante de Sócio Quite |
25% do valor da inscrição integral |
Acompanhante de Sócio Não Quite e Não Sócio |
50% do valor da inscrição integral |
Obs.: A isenção do pagamento de
inscrição para o Sócio da SBC (Aspirante, Efetivo e Colaborador)
quite com a anuidade do ano em que o Congresso estiver ocorrendo depende
da aprovação prévia do Conselho Deliberativo da SBC e, desta forma,
deverá ser reavaliada anualmente. |
ACESSO ÀS SALAS DA PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Todo e qualquer participante, devidamente inscrito no
Congresso, terá direito ao acesso a qualquer sala da Programação Científica.
Nos casos das atividades de "Atualização Curricular" e
"Fóruns" haverá o controle de acesso às salas, em função da
quantidade de vagas (controle será feito através de inscrição específica e
cartão de acesso).
CONGRESSISTAS (MÉDICOS)
Acesso a todas as salas da Programação Científica, com
exceção das salas do Fóruns. Para que o congressista tenha acesso às salas
dos fóruns, deverá estar inscrito nos mesmos, pagando as respectivas taxas, e
recebendo o crachá específico.
INSCRITOS NOS FÓRUNS
Somente terão acesso às salas de Fóruns, não podendo
participar das demais atividades científicas para congressistas médicos. Caso
o inscrito no Fórum deseje participar destas atividades, deverá inscrever-se
no evento como congressista médico, pagando as respectivas taxas e recebendo o
crachá específico.
CONTROLE DAS INSCRIÇÕES - ATUALIZAÇÃO CURRICULAR E
FÓRUNS
Para que o Congresso tenha um maior controle sobre estas
atividades, o acesso às salas será controlado através de senhas
(cartões de acesso ou crachá específico), que será distribuído somente para
os participantes que fizerem suas inscrições nestas atividades científicas.
Isto deve-se para que o participante inscrito nessas atividades garanta a sua
efetiva participação.
Obs.:
- Atualização Curricular: ocorre em 02 dias consecutivos e, em alguns
casos, em salas que não comportam tantas pessoas
- Fóruns: ocorrem em salas de menor capacidade de pessoas.
SERVIÇOS CONTRATADOS PARA O CONGRESSO
Tendo em vista o gerenciamento financeiro estar sob a
responsabilidade da SBC, todo e qualquer pagamento para o Congresso somente
será efetuado após negociado junto à Sociedade. Em nenhuma hipótese,
pagamentos serão realizados sem o conhecimento prévio da SBC, para que os
mesmos sejam analisados com base no Planejamento Financeiro do Congresso.
Em função dos elevados custos envolvidos para a
realização dos Congresso Brasileiros da SBC, todo e qualquer serviço
contratado ou gastos que se fizerem necessários somente serão realizados
obedecendo a seguinte regra:
- 1º lugar: Negociar o patrocínio com as empresas participantes do evento.
- 2º lugar: Subdividir os gastos em 02 tipos, aqueles considerados
Estratégicos (E) e os Não-Estratégicos (NE).
Somente para os itens considerados Estratégicos o
Congresso irá desenvolvê-los, mesmo se não tiverem patrocínio, de
conformidade com o Planejamento Financeiro do Congresso.
No caso dos Não–Estratégicos, somente serão
desenvolvidos se tiverem patrocínios.
- 3º lugar: Realizar os gastos de acordo com os patrocínios obtidos.
- 4º lugar: Quando possível, ter pelo menos 03 cotações de preços,
levando-se em consideração:
- Preço do serviço / produto
- Experiência em eventos equivalentes ao Congresso da SBC
- Histórico de trabalho junto a SBC
AGÊNCIA DE TURISMO OFICIAL
O Congresso recebe 02 (dois) públicos diferentes (convidados
palestrantes e congressistas em geral), sendo que ambos necessitam de transporte
aéreo e/ou de hotel para participarem do evento, caso sejam provenientes de
outras cidades.
Desta forma, e com o objetivo de melhor estas pessoas,
estamos dividindo os serviços de atendimento para 02 (duas) agências de
turismo, sendo uma para atendimento VIP dos convidados palestrantes e outra para
atendimento aos congressistas em geral.
Importante destacar que toda e qualquer agência de turismo
para trabalhar para o Congresso deverá ter os seguintes pré-requisitos:
- Experiência em eventos equivalentes aos Congressos Anuais da SBC e, se
possível, na área médica;
- Ter infra-estrutura operacional para atendimento a eventos;
- Oferecer a melhor relação preço nos pacotes de viagens (passagem aérea
+ hotel) e benefícios para o Congresso (gratuidade, fee para o Congresso,
passagens aéreas e hospedagens pré-eventos, etc.);
- No caso da agência que atenderá os convidados palestrantes, deverá
possuir pessoal qualificado para atendimento aos médicos estrangeiros, no
mínimo com fluência nas línguas inglesa e espanhola.
Toda e qualquer negociação junto às cias. aéreas e rede
hoteleira deverá passar pela análise e aprovação da Comissão Organizadora,
bem como todos os benefícios auferidos nesta negociação deverão ser
apresentados à essa comissão para sua apreciação.
Vale ressaltar que estas agências de turismo deverão:
- Agência para Convidados Palestrantes Nacionais e Estrangeiros
Estar baseada na cidade do Rio de Janeiro, em função do
proximidade com a Central de Eventos da SBC, setor responsável pelo
monitoramento de todos os convidados palestrantes do Congresso. O fato de se
ter uma empresa baseada na cidade do Rio de Janeiro, visa a tornar este
gerenciamento mais efetivo, bem como facilitar qualquer tipo de troca de
informações entre a SBC e a agência de turismo, e a realização de
reuniões periódicas para controle e follow-ups deste processo.
Esta agência ficará responsável pelo gerenciamento de
todo o pacote de viagem dos palestrantes, devendo:
- Contatar e agendar o plano de vôo (chegada e saída), sempre de acordo
com a política da SBC. Será de responsabilidade da agência todo o contato
com os palestrantes estrangeiros (telefone, fax e e-mail).
- Administrar a alocação dos palestrantes no(s) hotel(éis)
head-quarter(s), de acordo com a distribuição definida pela Comissão
Organizadora.
- A agência deverá encaminhar à Central de Eventos da SBC, na
periodicidade negociada, relatório contendo informações sobre a data de
chegada e saída de cada um dos convidados palestrantes.
- Agência para os Congressistas em Geral (AGÊNCIA OFICIAL DO CONGRESSO)
Como forma de incentivar os prestadores de serviços
locais, esta agência deverá estar baseada na cidade onde o Congresso estiver
sendo realizado.
Esta agência ficará responsável pelo controle da
emissão dos bilhetes de passagens aéreas e dos vouchers nos hotéis oficiais
do Congresso.
PRODUÇÃO GRÁFICA
Tendo em vista esta parte operacional do Congresso estar
vinculada a data-limite para sua execução, abaixo relacionamos os itens
relativos a produção gráfica do evento e sua classificação de importância.
ITEM |
DATAS-LIMITE |
E / NE |
Cartaz de Divulgação |
1ª distribuição – 300 dias antes do evento
2ª distribuição – 180 dias antes do evento |
E |
Papel timbrado e envelope |
No mínimo 330 dias antes do evento |
E |
1ª circular |
No mínimo 270 dias antes do evento |
E |
2ª circular |
No mínimo 180 dias antes do evento |
E |
3ª circular |
No mínimo 90 dias antes do evento |
E |
Programa Oficial |
No mínimo 15 dias antes do evento |
E |
Programa de Bolso |
No mínimo 15 dias antes do evento |
NE |
Certificados e Cartões de Cursos |
No mínimo 15 dias antes do evento |
E |
Material do Participante |
No mínimo 15 dias antes do evento |
E |
Crachás |
No mínimo 15 dias antes do evento |
E |
OUTROS ÍTENS
ITEM |
E / NE |
Sinalização Interna |
E |
Sinalização Externa |
NE |
Central de Informações |
NE |
Jornal Diário do Congresso |
NE |
Disquetes / CD-ROM com os TL’s aprovados |
E |
Central de Slide-Desk e de Multimídea-Desk |
E |
Transporte para os congressistas / palestrantes |
E |
Tradução Simultânea |
E |
Guarda-Volumes e Achados e Perdidos |
E |
Sala de Hospitalidade |
NE |
Secretaria de Credenciais |
E |
Local de Posters |
E |
Pórtico de Entrada |
NE |
Meeting Point |
NE |
Jantar para Convidados (até 400 pessoas) |
E |
Solenidade e Show de Abertura |
E |
Business Center |
NE |
Passadeira |
E |
Assessor de Imprensa local |
NE |
Obs.: No caso da Solenidade e Show de Abertura, os mesmos
acontecerão na noite do 1º dia de congresso. Caso não se tenha patrocínio
para sua realização, estes eventos deverão ocorrer no próprio Centro de
Convenções, para que não se tenha custos de locação de área.
SECRETARIA DE CREDENCIAIS
Os serviços de Secretaria de Credencias estará em
funcionamento nos seguintes dias e horários:
- Sábado: a partir das 9:00 h até 18:00 h
- Domingo a Quarta-feira: no mínimo 01 hora antes do início da
programação científica, até no máximo 01 hora antes do término da
programação científica.
SERVIÇO DE TRANSPORTE NO CONGRESSO
Este serviço estará sendo controlado de 02 formas
distintas, e sempre de acordo com a logística da cidade onde o Congresso
estiver sendo realizado. Vale ressaltar que os serviços de transporte do
Congresso somente estarão sendo executados para os hotéis oficiais do evento.
- Transporte para os Palestrantes Nacionais e Estrangeiros
- Transporte para os Congressistas
- PALESTRANTES NACIONAIS E ESTRANGEIROS (hotéis específicos)
- Aeroporto – Hotéis (chegada)
Para todos os palestrantes convidados, somente durante o
período do congresso (Sábado a Quarta-feira).
- Hotéis – Centro de Convenções – Hotéis (durante o período do
evento)
Domingo a Quarta-feira
Ao longo de todo o horário da Programação Científica,
e em intervalos de mínimo 20 minutos e máximo de 40 minutos.
Sábado
Estaremos disponibilizando transporte das 10:00 às 18:00
h, e em intervalos que variam de 30 a 60 minutos.
- Hotéis – Aeroporto ou Centro de Convenções – Aeroporto (saída)
Não haverá transporte para estes percursos. A exceção
é feita somente para os palestrantes internacionais.
- CONGRESSISTAS (demais hotéis oficiais)
- Aeroporto – Hotéis (chegada)
Não haverá transporte para este percurso.
- Hotéis – Centro de Convenções – Hotéis (durante o período do
evento)
Domingo à Quarta-feira
Nos seguintes horários, com intervalos de 30 a 45
minutos.
- Parte da manhã (hotéis – centro de convenções):
Início: 6:30 ou 7:00 h (depende da cidade / início da programação
científica)
Fim: 10:00 h
- Parte da tarde (centro de convenções – hotéis)
Início: 90 minutos antes do término do horário da programação
científica
Fim: até 60 minutos após o término da programação científica
Sábado
Estaremos disponibilizando transporte das 10:00 às 18:00
h, e em intervalos que variam de 45 a 60 minutos.
- Hotéis – Aeroporto ou Centro de Convenções – Aeroporto (saída)
Não haverá transporte para estes percursos.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
- Será confeccionado anualmente uma Pesquisa de Opinião a ser distribuída
a todos os participantes do evento, na qual deverá constar uma análise
sobre:
- Programação Científica e Social
- Serviços de Transporte
- Serviços de secretaria de Credenciais
- Serviços da Agência de Turismo Oficial
- Infra-estrutura do Centro de Convenções
- Infra-estrutura da cidade (hotéis e aeroporto)
- Exposição Paralela
- Simpósios Satélites
2. Será elaborado, por parte da Comissão Organizadora, um
relatório final, contendo uma análise detalhada sobre:
- Atividades científicas
- Nº de participantes por sala / atividade científica
- Inscritos
- Prestadores de Serviços
- Infra-estrutura da cidade e do centro de convenções
- Resultado financeiro
APURAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO RESULTADO FINANCEIRO DO
CONGRESSO
O resultado final do Congresso deverá ser apurado num
período de até 45 dias após a realização do evento, devendo sua
distribuição às Sociedades Estaduais da SBC ser efetuada imediatamente, de
acordo com o Estatuto da Sociedade.
- 10% para a Sociedade Estadual em cujo local foi realizado o Congresso.
- 20% para as demais Sociedade estaduais, de acordo com o critério
estabelecido pela Diretoria da SBC.
- 70% ficarão com a SBC.
CRITÉRIO DE RATEIO (20% DO LUCRO DO CONGRESSO)
Com o objetivo de criar melhores condições de
infra-estrutura para as Sociedades Estaduais situadas em regiões menos
privilegiadas de nosso país, bem como estimular o crescimento de sócios da SBC
em cada um desses Estados, o critério de rateio dos 20% sob a responsabilidade
da Diretoria será o seguinte:
- 10% igualmente entre todas as Sociedades Estaduais, independente do
número de sócios.
- 10% proporcional ao número de sócios quites de cada Sociedade Estadual
em relação ao total de sócios quites da SBC.
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