Placeholder image

Organizadores


MARCUS VINÍCIUS BOLÍVAR MALACHIAS

Médico cardiologista, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (biênio 2016-2017), professor adjunto II da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Fundação Lucas Machado, em Belo Horizonte, exercendo atividades de assistência, pesquisa e ensino, atuação em graduação e pós-graduação, com especial interesse em hipertensão arterial, prevenção cardiovascular, envelhecimento vascular e aterosclerose. Autor de livros, capítulos de obras e de artigos publicados em periódicos científicos; participante de diversas diretrizes científicas nas áreas de hipertensão e prevenção cardiovascular, entre as quais a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, 2016, da qual foi o coordenador/primeiro autor. Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena/MG, em 1983, cursou residência em Clínica Médica, em 1944, e residência em Cardiologia, em 1985 e 1986. É doutor em Ciências da Saúde, área de concentração em Cardiologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2003; especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina; professor do Instituto de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais; cardiologista do corpo clínico do Hospital Biocor, Belo Horizonte/MG e diretor clínico do Instituto de Hipertensão Arterial de Minas Gerais. Ocupou e ocupa vários cargos associativos além do atual, entre os quais destaca-se: Presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia, SBC/MG, 1993-1995; Diretor de Publicação/Comunicação da SBC, 2000-2001; Coordenador do Comitê do Selo de Qualidade/Aprovação da SBC/FUNCOR, 2002 a 2005; Membro da Comissão Julgadora do Título de Especialista em Cardiologia (CJTEC) da SBC, 2002 a 2007; Presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC, 2010-2011. Editor associado da Revista Brasileira de Hipertensão, do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC e membro do Conselho Editorial dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia e do International Journal of Cardiovascular Sciences. Entre homenagens e comendas, recebeu a Medalha da Inconfidência, grau Medalha de Honra, em 1995, e na categoria Grande Medalha, em 2016, concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais. É "Fellow" of American College of Cardiology.


GLÁUCIA MARIA MORAES DE OLIVEIRA

Professora Associada de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), exercendo atividades de ensino, pesquisa e assistência nas áreas de graduação e pós-graduação na FM da UFRJ. Coordenadora dos Cursos de Mestrado e Doutorado da Pós Graduação de Cardiologia da UFRJ. Professora permanente da Pós Graduação de Cardiologia da UFRJ desde 2006, até a presente data orientando, várias dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, na área de Doenças Cardiovasculares. Possui título de Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia concedidos pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e pela Associação Medica Brasileira (AMB), e Título de Especialista em Medicina Intensiva concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e AMB. Cursou a Residência Médica em Clínica Médica e de Cardiologia no Hospital dos Servidores do Estado, tendo o título de Especialista, em Clinica Médica e Cardiologia, conferidos pelo Conselho Federal de Medicina. É Mestre em Clínica Médica, área de concentração em Cardiologia, e Doutora em Cardiologia pela UFRJ. Possui o título de Fellow da Sociedade Européia de Cardiologia (FESC) e do American College of Cardiology (FACC). Preside atualmente a Federação das Sociedades de Cardiologia dos Países de Língua Português, além de ser Diretora Financeira da SBC e Presidente do Departamento de Cardiologia Clínica da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ). Foi presidente da SOCERJ (Biênio 2012-13), presidente do Departamento de Doença Coronariana da SOCERJ, Diretora de Publicações da SOCERJ, Editora da Revista da SOCERJ e Coordenadora de Novos Projetos e da Universidade Corporativa da SBC. Autor de livros, capítulos de livros e diversos artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. Participou de diretrizes científicas nas áreas de Doença de Chagas e Prevenção Cardiovascular. Editor associado do International Journal of Cardiovascular Sciences e membro do Conselho Editorial dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Recebeu prêmios por Temas Livres apresentados em Congressos Nacionais e pelo Melhor Trabalho Original, na Área de Epidemiologia, e por ser o Revisor mais ativo dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Atua principalmente nas seguintes áreas: epidemiologia das doenças cardiovasculares, prevenção das doenças cardiovasculares, nutrição em cardiologia, aterosclerose, cardiointensivismo e ecocardiografia.


RAUL DIAS DOS SANTOS FILHO

Professor associado do Departamento de Cardio-Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor - HC.FMUSP, exercendo atividades de ensino, pesquisa e assistência nas áreas de graduação e pós-gradução na Faculdade de Medicina da USP. É também assessor do Centro de Medicina Preventiva e do Programa de Cardiologia do Hospital Israelita Albert Einstein em Sao Paulo. Realiza projetos de pesquisa na área de dislipidemias, principalmente as formas genéticas graves, prevenção da aterosclerose e de imagem e aterosclerose em associação com centros brasileiros e estrangeiros como as Universidades Johns Hopkins e Tufts nos EUA. Foi coordenador e membro de diretrizes para manuseio de dislipidemias e prevenção da aterosclerose em adultos, crianças e adolescentes, doença coronariana, obesidade, síndrome metabólica e uso da imagem em cardiologia diretrizes estas realizadas pelas Sociedades Brasileiras de Cardiologia (SBC) de Hipertensão (SBH) e Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) entre outras. Foi presidente do departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2010-2011, diretor científico da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) em 2014-2015 e é presidente Eleito da Sociedade Internacional de Aterosclerose (IAS). Foi presidente do capítulo Latino Americano da Força Tarefa para Prevenção da Doença Coronária, sendo que coordenou o comitê de síndrome metabólica da Interamerican Heart Foundation durante 3 anos. Além das dislipidemias tem experiência na área de doenças metabólicas, nutrição e uso de métodos de imagem (tomografia computadorizada) todos com ênfase à prevenção da aterosclerose. Atua como um dos Editores Associados da Revista Atherosclerosis da Sociedade Européia de Aterosclerose (EAS), do Journal of Clinical Lipidology da Associação Americana de Lípides (NLA) e do European Journal of Preventive Cardiology da Sociedade Européia de Cardiologia (ESC). Participou ativamente do Painéis de Consenso sobre Hipercolesterolemia Familar das Sociedades Europeia de Aterosclerose (EAS), Associação Americana do Coração (AHA) e Fundação Internacional de Hipercolesterolemia Familiar (IFHF). Publicou mais de 200 artigos científico em revistas de revisão por pares e é o atual diretor Científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia na gestão 2016-2017.