No início de 2015, a Sociedade Brasileira de Cardiologia entrou em contato com o Choosing Wisely Internacional, sendo convidada a participar da reunião anual em Londres, onde representantes de diferentes países compartilham suas experiências com a implementação da campanha.
Dava-se início à primeira iniciativa de implementação da campanha no Brasil, com a chancela do Choosing Wisely Internacional.
Inicialmente a SBC formou um task force de 10 médicos, que apontaram 13 propostas de recomendações. Em um segundo momento, estas propostas foram colocadas em votação para todos os sócios da SBC. Cada proposta recebia uma nota de 1 a 10, em grau de relevância. As 5 melhores médias definiram os 5 itens do Choosing Wisely da Cardiologia Brasileira.
Estas 5 recomendações foram anunciadas em uma sessão magna durante do congresso brasileiro de cardiologia, gerando uma discussão motivante entre os presentes. Ficou patente o entusiasmo do cardiologista brasileiro pela campanha.
Abaixo a estatística da campanha, com número de votantes, perfil dos votantes e média obtida por cada uma das recomendações.