Notícias do Congresso

 

SBC On Line

 

Departamento de Aterosclerose

 

Destaque de pesquisa dos Departamentos de Aterosclerose e Cardiologia Clínica a ser apresentada em 30/07/2000 na seção de Aterosclerose das 11:48 as 12:01.

Projeto PANDORA: Cardiologistas Brasileiros não estão Respeitando as Recomendações do II Consenso Brasileiro sobre Dislipidemias

O Dr. Raul Santos representando os Departamentos de Aterosclerose e Cardiologia Clínica irá apresentar os resultados do projeto PANDORA Programa de Avaliação Nacional do Conhecimento sobre Prevenção da Aterosclerose: Como tem sido feito o tratamento das dislipidemias pelos médicos brasileiros. Em pesquisa realizada no Congresso da SBC em 1999 foi avaliado o conhecimento de 746 médicos sobre as recomendações do II Consenso Brasileiro sobre Dislipidemias. Apesar de 87% dos entrevistados reconhecerem o papel dos lípides na prevenção da aterosclerose, apenas 56% seguia a recomendação de LDL-colesterol < 100 mg/dL para a prevenção secundária, cerca de 35% dos participantes não conhecia as metas para o HDL-C (> 35 mg/dL). Apenas 33% trataria os pacientes por tempo indeterminado e caso as metas lipídicas não fossem atingidas apenas 35,5% e 29,4 % respectivamente aumentaria a dose ou trocaria de medicação hipolipemiante. Houve desconhecimento das metas propostas para diabéticos. Os dados dessa pesquisa desencadearam um programa de educação médica continuada denominado ATUA 2000, com suporte da industria farmacêutica, no qual já foram realizadas mais de 30 reuniões em diversas capitais do pais mais de 900 médicos já receberam treinamento por intermédio de discussão interativa de casos clínicos visando corrigir as distorções encontradas. Há planos para se continuar o projeto em 2001 e se revisar pontos desatualizados do Consenso Brasileiro sobre Dislipidemias.

 

Departamento de Aterosclerose realizará reunião as 12 e 30 de 30/07/2000.

Nela serão discutidos tópicos relacionados aos curso de educação médica continuada em aterosclerose, ATUA 2001 e nutrição em cardiologia. Serão apresentadas também propostas quanto às novas Diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias e sobre o estudo multicêntrico do departamento que avaliará marcadores genéticos e resposta ao tratamento com fibratos e vastatinas em diabéticos.

>> veja artigo em PDF