A A A

Divulgação de Livros


Fundamentos de Ecocardiografia Clínica

Autor: OTTO, Catherine M.

A ecocardiografia no centro das atenções 

Em constante expansão em todo o mundo, o exame ecocardiográfico é tema da obra de referência da Dra. Otto, que amplia a experiência de aprendizado dos iniciantes e é atualização concisa e prática para médicos da área. 

O alto índice de mortes por problemas cardiovasculares no Brasil - 344 mil segundo relatório do Ministério da Saúde de 2011 - levou o país a assumir, recentemente, o compromisso internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) de diminuir os óbitos por infarto e AVC em 25% até o ano de 2025. Boa parte dessas vidas poderia ser poupada com um exame regular de diagnóstico como a Ecocardiografia, graças às suasinformações precisas e detalhadas sobre anatomia e fisiologia do coração, obtidas a um custo relativamente baixo e com risco mínimo para o paciente. 

Auxiliar no conhecimento e atualização sobre as aplicações ecocardiográficas, em constante expansão em todo o mundo, é um dos principais objetivos de uma dasmédicas mais conhecidas e respeitadas na área, Dra. Catherine M. Otto, em seu Fundamentos de Ecocardiografia Clínica (Editora Elsevier). "Todo paciente merece um exame ecocardiográfico clinicamente apropriado e diagnosticamente acurado; cada um de nós deve esforçar-se continuamente para atingir esse objetivo", afirma Dra. Otto na apresentação do livro. 

A ecocardiografia é parte integral da cardiologia clínica, com importantes aplicações no diagnóstico, manejo clínico e decisões sobre pacientes com os mais diversos tipos de doenças cardiovasculares. As técnicas ecocardiográficas são usadas agora em uma grande variedade de situações clínicas, em unidades coronarianas, de terapia intensiva, em centros cirúrgicos, emergências, laboratórios de hemodinâmica e eletrofisiologia, tanto para diagnosticar como para monitorar os efeitos das intervenções terapêuticas. 

Dra. Otto, que leciona na Faculdade de Medicina da Universidade de Washington e é diretora do Laboratório de Ecocardiografia do Centro Médico da universidade, aborda nesta obra as modalidades ecocardiográficas avançadas como ecocardiografia 3D, eco com contraste e eco intracardíaca. Os princípios básicos são distribuídos em tópicos sequenciais e organizados por doenças (por exemplo, miocardiopatias ou estenoses valvares), com as indicações correspondentes da eco na prática clínica. 

Nesta edição, o uso da eco tridimensional e transesofágica é integrado a cada capítulo e ilustrações permitem claro entendimento da anatomia cardíaca normal e anormal. Imagens do ecocardiograma bidimensional e Doppler ilustram achados típicos e atípicos de pacientes e os diagnósticos diferenciais são discutidos detalhadamente, suas limitações e considerações técnicas. Imagens transtorácicas e transesofágicas, estudo Doppler e técnicas avançadas de imagem em eco são empregados ao longo do texto, refletindo o uso na prática clínica. Diretrizes atualizadas estão sumarizadas. 

Um recurso especial do livro é a seção final O Exame Ecocardiográfico, com um resumo em listas, tabelas e figuras dos conceitos importantes de cada capítulo e exemplos dos cálculos quantitativos utilizados no dia a dia. Já as versões on-line e eletrônica da obra relacionam vídeos às figuras de cada capítulo 

Fundamentos de Ecocardiografia Clínica é indicado para iniciantes na área, residentes e estudantes em medicina interna, radiologia, anestesiologia, medicina de urgência, bem como estudantes de ultrassonografia vascular. Médicos em atuação têm na obra uma atualização concisa e prática.

Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 20/4/2024