A A A

Divulgação de Livros


Transradial - Diagnóstico e Intervenção Coronária

Dr. Raimundo Furtado e Dr. Bedson de Sá

Prefácio


A publicação deste livro enriquece sobremaneira a Cardiologia Intervencionista Brasileira, desde que não há publicações, em nosso meio, abordando em profundidade a técnica transradial para realização de procedimentos coronários.

A oportunidade de elaboração da obra é preciosa e os editores merecem aplausos pelo pioneirismo e pelo trabalho editorial sólido, que confere ao texto linha descritiva e uniforme.

O livro compõe-se de dez capítulos, compreendendo aspectos históricos da técnica radial, dados da anatomia e fisiologia da artéria radial, indispensáveis para os que desejam iniciar-se na prática do intervencionismo coronário utilizando esta via. O aspecto mais relevante da publicação parece-nos a descrição cuidadosa, profunda e rica em pormenores, fruto de experiência madura da prática do cateterismo transradial.

A obra culmina com um relato de dez casos demonstrativos, em que os autores empregaram o acesso radial para o diagnóstico e tratamento intervencionista, destacando a possibilidade de uso de ambas as artérias radiais direita e esquerda, com pleno sucesso.

Merece realce o fato de que os procedimentos por esta via já contam com bom número de seguidores no nosso país, e o próprio livro lista estes trinta centros, experientes no exercício da especialidade.

Todos estes aspectos caracterizam esta obra como de valor para consulta e aprendizado, não só dos que se iniciam na prática desta variante técnica, como também dos experientes, desde que podem ter oportunidade de cotejar idéias e os resultados vivenciados.

Os editores, Raimundo Furtado e Bedson de Sá, como também o corpo clínico e a equipe administrativa da U.D.I. - Hospital de São Luís do Maranhão, merecem o reconhecimento e o aplauso da Cardiologia Intervencionista do nosso país pela publicação de "TRANSRADIAL, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO CORONÁRIA".

J. Eduardo M. R. Sousa

Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 23/4/2024