Seção de Eletrocardiograma


Eletrocardiograma da Semana


ECG da semana

IDENTIFICAÇÃO: Fem 74 anos



Discussão - Comissão de Eletrocardiografia
Dr. José Cláudio Lupi Kruse e-mail: jckruse@terra.com.br

Traçado mostra QRS alargado, 120 ms, frequência de 94 cpm, eixo de QRS em torno de 60 graus no plano frontal. O QRS é seguido de ondas P negativas em D2, D3 e avF caracterizando ondas P retrógradas. No D2 longo, nos últimos complexos, não se percebe onda P em alguns deles. O QRS tem morfologia de bloqueio de ramo esquerdo iniciando com onda Q em V1 com duração maior que 40 ms, onda R de V3 a V6, a P retrógrada simula S em V3. A morfologia do QRS é atípica para BRE pela presença do QRS em V1. O início do QRS é lento. A origem do ritmo é ventricular.

Caracteriza-se ritmo idioventricular acelerado.

A paciente apresentava vários episódios desta arritmia durante as 24 h com sintomas de cansaço extremo e pré-síncope aos esforços.

Os sintomas são devidos a queda do débito cardíaco pela perda da contribuição atrial. (síndrome do marcapasso símile). A cinecoronariografia mostrou lesão de tronco da coronária esquerda.

O ritmo idioventricular acelerado ocorre em situações de bradicardia como ritmo de suplência (exemplo- infarto agudo inferior, bradicardia sinusal durante o sono), na reperfusão coronária e em isquemia miocárdica como no presente caso. Esta arritmia, geralmente benigna não necessitando terapia, neste caso é a sinalização da isquemia causada pela lesão de tronco.




Discussão e Comentários sobre o ECG
LEGENDA : Comentários 
                     Respostas
      

Comentário enviado por: William Oliveira de Souza ECG DA SEMANA - William Oliveira de Souza - 02/09/2014

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 23/11/2024