Seção de Eletrocardiograma


Eletrocardiograma da Semana


ECG da semana

Homem , 41 anos , portador de Obesidade e HAS. Assintomático.



Discussão - Comissão de Eletrocardiografia
Dra. Bruna Madaloso / Dr. Horacio Gomes P. Filho e-mail: ecg_semana@hotmail.com

Descrição Eletrocardiográfica:
Ritmo de origem sinusal, regular, com freqûencia cardíaca média de 75 bpm aproximadamente. O SâP apresenta-se aproximadamente à +60 graus no PF, voltado para a frente. As ondas P caracterizam-se por aumento de sua amplitude , atingindo 4 mm em DII e em V1 o primeiro componente da onda P apresenta-se com 3 mm. O intervalo PR, fixo, apresentou-se aumentado com cerca de 220 ms e condução átrio-ventricular mantida Complexos QRS com duração e amplitudes dentro da normalidade, chamando a atenção para o aumento súbito de amplitude da onda R de V1 para V2 e anteriorização do fenômeno elétrico do plano horizontal (R amplo de V2 em diante). SâQRS orientado à aproximadamente +15 graus, anteriorizado no plano horizontal.A repolarização ventricular expressa-se por segmentos ST de topografia habitual. Ondas T apresentando SâT com orientação +75 graus para frente, com baixa amplitude /isodifasidade em V5,V6, I e aVL.

Caso Clínico:
O ECG em questão é de um índivíduo de sexo masculino de 45 anos, portados de HAS, dislipidemia, obesidade e em seguimento desde 2004 por quadro de Displasia da Valva tricúspide do tipo “não-Ebstein”, assintomático, em uso de Losartan 50 mg, apresentando ao exame físico sopro sistólico ejetivo leve em foco tricuspide . Exames de imagem apresentando aumento importante do átrio-direito, com área de 37, 5 cm2 ao ECO e volume estimado de 190 ml à RNM cardíaca , com AE e ambos os ventrículos com função e tamanhos preservados.

Discussão:
ECG compatível com sinais de sobrecarga atrial direita, vista pelo aumento da amplitude de onda P tanto no plano frontal ( amplitude maior que 2,5 mm) quanto horizontal ( amplitude maior que 1,5 mm em V1), contudo sem achados que sugiram a presença de sobrecarga ventricular direita. Nota-se que na transição de V1 para V2 temos o aumento súbito da amplitude do QRS, que constitui achado indireto de aumento atrial direito ( Sinal de Peñaloza-Tranchesi) : o átrio direito aumentado interpõem-se entre o eletrodo explorador de V1 e os ventrículos, atenuando assim seu registro, ao passo que a partir de V2 esse efeito não mais se observa e vemos complexos QRS com sua amplitude normalizada. Vide outro exemplo desta situação no caso número 114 de nossa série “ECG da Semana”, publicado em 2014.

Referências:
1. Marsico, F., Penaloza, D., Tranchesi, J., Limon, R., and Sodi-Pallares, D.: The Electrocardiogram in Ventricular Septal Defect: Scalar and Vectorial Analysis of Thirty-Two Cases. Am. Heart J. 49: 188 (Feb.), 1955.
2. Pastore CA, Pinho JA, Pinho C, Samesima N, Pereira-Filho HG, Kruse JCL, et al. III Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Análise e Emissão de Laudos Eletrocardiográficos. Arq Bras Cardiol 2016; 106(4Supl.1):1-23

Conclusão:
Ritmo sinusal.Sobrecarga Atrial Direita (Sinal de Penaloza-Tranchesi presente). Bloqueio átrio-ventricular de primeiro grau. Alterações discretas da repolarização ventricular.




Discussão e Comentários sobre o ECG
LEGENDA : Comentários 
                     Respostas
      

Comentário enviado por: HORACIO Atualização do Caso - HORACIO - 24/10/2016 08:49:15

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 26/4/2024